quinta-feira, 9 de novembro de 2000

Seleção; natural

Estava observando um rapaz que preenchia vários currículos e me veio a questão:
Já observaram como algumas empresas estão, extremamente, exigentes nos processos de seleção de pessoal?
Elas procuram pessoas com experiência comprovada em carteira, mas, não querem ninguém com vícios dos trabalhos anteriores e, nem pessoas com idade avançada (mais de 20 anos).
Procuram pessoas desinibidas, determinadas, com vontade de fazer e de crescer, mas, quando o candidato começa a perguntar alguma coisa sobre a empresa e o salário, já descartam, alegando serem futuros problemas.
Precisam de lideres, mas, nos testes, preferem aqueles que têm letra de cordeirinhos, redondinha, a famosa letra de cartilha.
Exigem pessoas que nunca cometeram erros em seus trabalhos anteriores, mas, se esquecem que a probabilidade de quem nunca errou, errar agora, e justamente, na sua empresa, é maior. Isso sem falar que é com os erros que se aprende a acertar.
E quando o processo de seleção fica a cargo do futuro "chefe". Ai, a coisa fica pior...
Se o "chefe" é bom no que faz e trabalha corretamente, comete o erro de procurar sempre pessoas iguais em aparência e comportamento. Depois, quando a empresa está estagnada, sem idéias novas, sem outros pontos de vista, não sabem o porquê.
Se o "chefe" não é lá um "brastemp", e está mais é afim de deixar o barco correr, vai procurar pessoas sem coragem, sem ânimo, que obedecem ordens cegamente. Isto para não correr o risco de surgir alguém melhor do que ele.
Em outro extremo, temos algumas empresas de Marketing e as empresas ".com", que contratam as pessoas só por serem diferentes, sem a preocupação de encontrar nos candidatos algum ponto em comum, como:
Espirito de equipe;
Vontade de crescer licitamente;
Amor pelo que faz e não amor pelo dinheiro e,
Etc.
Resultado:
As empresas "reais" estão tendo dificuldade de continuarem se destacando no mercado e as empresas ".com" não estão conseguindo sobreviver por muito tempo.
Talvez, uma das causas esteja na forma de seleção baseada nos testes, nos antecedentes, não nas palavras do candidato.
Pode ser que uma forma de resolver esses problemas, seja apostar mais nas palavras dos candidatos e apostar em contratos de experiência. O aumento nos custos a curto prazo, resultará em benefícios muito maiores, a médio prazo.
Vale lembrar que alguns dos maiores talentos e gênios, também sofreram alguns tropeços em suas vidas.

Sorocaba - SP, 09 de novembro de 2000.

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